Close

Análises Químicas

Objetivos

Determinar, através de coleta e análises em laboratório, a concentração de agentes químicos perniciosos à saúde do trabalhador, aos quais é exposto durante o período laboral.

As concentrações máximas permitidas estão contidas na “Tabela de Limites de Tolerância” Anexos 11 e 12 do quadro nº 1 da NR -15.


Metodologia

São avaliados, QUANTITATIVAMENTE, as condições ambientais relativas à exposição de agentes químicos, utilizando-se para tal monitores passivos da 3M ou outros, de acordo com as características de cada produto analisado, por espectrofotômetro de absorção atômica em todos os produtos químicos da empresa.


Uma bomba de sucção para quantificar a exposição a poeira, respirável e total do local de trabalho, também é utilizada.


As amostras são encaminhadas para análise em laboratório credenciado pelo CREA. Utilizamos, ainda, para as análises, dados técnicos dos produtos químicos e literatura a respeito deles.


Os agentes químicos, durante sua manipulação, poderão produzir gases, poeiras, fumos metálicos, vapores e/ou névoas. Estas são analisadas por amostragem, designando-se os pontos de amostragem e coleta, devidamente relacionados aos diversos locais na empresa onde os agentes químicos objeto da análise são manipulados. Ou então, por meio da realização de uma varredura nos casos de agentes químicos que circulam por toda, ou quase toda a planta produtiva da empresa.


NOTA:

São monitorados os funcionários da produção que mantém contatos diretos com os agentes químicos.

Veja com um de nossos Técnicos sobre quais análises devem ser realizadas nas atividades de sua empresa. Com essas informações, poderemos disponibilizar-lhe as orientações adequadas.